quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Diferença Precisa ser TOLERADA!


Nessa madrugada, um menino de 14 anos foi assassinado barbaramente por membros de uma gang de Skinheads. Homofobia foi o motivo alegado como determinante para o crime. Horrores como esse permeiam o nosso estranho mundo. Um extremo a que pode ser levada a intolerância.Lembro de uma conversa com meus amigos de todo o mundo quando estávamos na especialização nos EUA. No intervalo de um workshop, começamos a conversar sobre o filme Brokeback Mountain e sua temática gay. Gente de vários países, lideranças de suas áreas e ainda assim profundamente marcadas pelo preconceito. A conversa me assustou, argumentei que nós que tínhamos algum papel de liderança e formação de opinião, nós tínhamos o dever de lutar contra os nossos preconceitos... Minha argumentação caiu no vazio... Acredito realmente que tolerância seja um exercício, uma busca, uma conquista e não algo que exista em nós. Tolerância precisa ser culturalmente construída e não é naturalmente adquirida. Devemos nos tornar tolerantes um pouco a cada dia. Brinco com os amigos mais próximos que me cobro toda vez que sinto não estar suportando a diferença de alguém. Situações como aquela velhinha tão lenta na fila do caixa do mercado contando moedas, quando eu estou logo atrás morrendo de pressa ou como aquele colega de trabalho com posições políticas tão diferentes das minhas... Nesses dias uma frase me persegue: Cuide-se você é uma pessoa inclusiva e tolerante!
Precisamos cuidar de nós para nos tornarmos tolerantes. Quando deixamos as crianças "zoarem" do amiguinho mais bobinho, quando olhamos com horror para uma pessoa deficiente ou doente mental, quando contamos piadas racistas, quando não aceitamos uma pessoa pela sua escolha sexual, quando não respeitamos as crenças religiosas, enfim quando perdoamos os nossos pecados sem trabalhar para superá-los ... Em nada contribuímos para um mundo melhor sem intolerância... E seguimos vivendo num mundo TOLERANTE com gente homofóbica que assassina meninos de 14 anos.

Nenhum comentário: