segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gestando Sonhos

Fazer Gestão Pública exige competência e paciência... Por sete anos e meio fui Gestora e minha era como tal se aproxima do fim... Meu amigo e Diretor Edmar Oliveira chegou ao limite de suas energias, a máquina burocrática e uma boa dose de autoritarismo o levaram à rendição... Não havia como seguir adiante com tanta arbitrariedade... Baixei as armas também... Ambos nos rendemos à impossibilidade dos atravancamentos burocráticos, mas teimosos por natureza ainda acreditamos no sonho da Reforma Psiquiátrica.

Ele lançou um livro lindo "Ouvindo Vozes" ... Ser Gestor para as Pessoas, Gerenciar Sonhos e Ouvir os Sonhos de quem Sonha ... Sobre isso ele escreve maravilhosamente bem. Gestamos muitos sonhos de nossos pacientes... Sair tem sido um processo triste e embora teimosa hoje me vi sucumbida a uma imensa melancolia...

Ao abrir minha agenda me deparei com uma anotação que fiz há bastante tempo atrás: : "Um ano de Helton no Prezunic!" Helton é um rapaz sobre quem fiz uma postagem abaixo ... Um dos muitos clientes cujo sonho de uma vida melhor nós ajudamos a gestar! Um jovem muito adoecido pela psicose, com inúmeras internações psiquiátricas, que foi tratado com afeto e intensidade de cuidado. Ele entrou no nosso Projeto Gerência de Trabalho há um ano atrás ... Integrou-se ao mercado de trabalho com nosso suporte e hoje comemora um ano de emprego com carteira assinada no Supermercado Prezunic.
Minha melancolia se apaziguou um pouco... Dessa " Gestão de Sonhos" a burocracia jamais entenderá, mas também jamais terá o prazer de receber o sorriso que se vê na foto acima ... Minha era como Gestora Pública se vai, mas minha emoção ao ler sobre a vitória de Helton me fez entender que meu compromisso com a "Gestão de Sonhos" fica comigo e vai para aonde eu for!
Parabéns Helton! Publico a foto dele, pois ele mesmo me autorizou. Queria ser visto na internet!

7 comentários:

Anônimo disse...

muito bom, menina grande!

Monica marchese disse...

Acho que entendo essa melancolia, pois aprendemos com essa gestão que clínica se faz com afeto, porque se faz com vidas. Só um bom gestor é capaz disso. "Ouvindo vozes", Helton e tantos outros irão sempre poder contar essas histórias. Você vai, mas essa história, que é viva, não se apaga. Sinto essa perda.

Márcia Haydée disse...

Não diga fim... ainda é muito cedo para isso. A vida dá voltas, a Terra gira e a gestão de sonhos pode um dia, de outra forma, em outro lugar, voltar a rodar na roda da loucura do bem. Duvido que vocês dois vão parar por aí. Duvido!
Lindo esse sorriso, Helton, você arrasou!

Anônimo disse...

Pat, você vivenciou importantes passagens na gestão do Nise. Lembro da Menina que gostava de viver na rua, mas que sempre voltava para o colo que voc~e lhe dava. Assim como o Helton (lindo sorriso;que continue muito feliz no prezunic)outros sonhos estarão no seu caminho.É a sua vocação ! Deus a abençoe!!

1000TON disse...

Pat, se fosse só pelo Helton já valeria todo o trabalho dessa equipe maravilhosa, que agora se desliga, por culpa da incompetência, desleixo e negligência da atual Secretaria de Saúde do Município. Eu sei que ninguém é insubstituível, mas esse imbecil desse Secretário guardará, no seu currículo, essa mancha de estupidez por toda a sua vida.

1000TON disse...

Pat, se fosse só pelo Helton já valeria todo o trabalho dessa equipe maravilhosa, que agora se desliga, por culpa da incompetência, desleixo e negligência da atual Secretaria de Saúde do Município. Eu sei que ninguém é insubstituível, mas esse imbecil desse Secretário guardará, no seu currículo, essa mancha de estupidez por toda a sua vida.

simaocuruca disse...

Gostei do Anônimo que acertou seu nome: Menina Grande.
E gostei da sua alegria com a alegria do Helton. "Eles" jamais entenderão...
O artista sem público - acho que é o colado ao Armazém - também é dono de sua própria alegria.
Independemente dos que as ignoram, a alegria se vinga: ela também se lixa para os ignorantes...
abração, do seu novo leitor
simao jorge-curuca