sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

E Algo Começa a Acontecer...


A novela começou ... Devagar, devagarzinho algum impacto no estigma se inicia.

Um dos meus pacientes, trabalhador e sambista, sobre o qual publiquei uma postagem mais abaixo apareceu no capítulo 6. Estava numa oficina de pintura e apareceu como um paciente real. Interagiu com a Totia Meirelles que, por sinal, tem sido maravilhosa nas cenas com os clientes: acolhedora, tranquila, afetiva...

Na segunda feira seguinte, ele chegou para trabalhar no supermercado PREZUNIC e... Foi um sucesso... Chamado por todos de Helton Maravilha... Nome com o qual se apresentou na cena... Reconhecido como ator da Globo e Sambista. O fato de ter aparecido como uma pessoa que tem transtorno mental não foi o que marcou sua rápida aparição na novela.

Hoje me ligou minha sócia. Temos um cliente cuja filha reside em uma das moradias assistidas que gerenciamos. É uma jovem linda e esquizofrênica. O pai recebe um reembolso de sua empresa para custear as despesas da moradia. A empresa não aceita fazer o reembolso integral. Minha sócia argumentava, quando a moça da empresa comentou sobre a novela. Minha sócia enfatizou o sofrimento da doença e as dificuldades das famílias. A moça comentou que gostaria de conhecer a moradia e vamos marcar uma visita! Talvez nosso cliente consiga ter o seu reembolso integral...

Vamos seguir assistindo, acompanhando tudo o que acontece... Desde já, de fato, começo a perceber um movimento deveras interessante!

5 comentários:

blog disse...

Olá Patricia! tudo bem? espero que sim!
Patricia,me chamo Daniel,eu interpretei o estagiário na clinica da novela,no capitulo de sabado,gostaria muito de saber se eu posso visitar o hospital o instituto Nise da Silveira,gostaria de fazer um pequeno laboratorio para me aprofundar mais sobre o assunto caso tenha mais participações na novela.isso seria possivel? aguardo seu contato.

Fique com Deus
Daniel Marques

danielmarquesator@gmail.com

Nuccia Gaigher disse...

Que mais posso dizer a não ser: Parabéns pelo trabalho e muito sucesso, paz, saúde e disposição para prosseguir nesta estrada!...
Estamos todos aqui em casa acompanhando a evolução da trama "Caminhos da Índia" e adoramos as partes referentes à clínica, tratamento, paciente e familiares.
Sou graduanda em Psicologia e no último ano estagiamos numa instituição que trabalha com pacientes que sofrem transtornos como a esquizofrenia e assistir à novela me levou de volta ao período do estágio; tudo é tão delicado!...
É preciso quebrar alguns paradigmas que estigamatizam os sofredores do transtorno...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Meu irmão foi diagnosticado como esquizofrênico e ficou sete anos sem sair de casa; encontrando além do tratamento médico, outra forma de ajuda através arte "surrealismo"- http://carlosbacha.50webs.com , o que tb possibilitou sua esposição neste Museu que acontecerá em 11/09- até lá, espero que o preconceito diminua com esta novela e o seu trabalho , e que ele seja reconhecido e tratado, acima de tudo como um artista e um ser humano repleto de esperanças de uma vida melhor para todos os que sofrem como ele.

Escrito por Ana Carolina Bacha

Márcia Haydée disse...

Oi, Pat. Depois me conta se ele conseguiu a bolsa integral. Estou torcendo. Não consigo ver a novela sempre, é a hora da Nandinha dormir, aí já viu... mas pergunto às pessoas e tenho reparado que está gerando uma boa reflexão e isso pode diminuir o preconceito. Que bom, viva a Glória! :-)
Ative no seu blog a opção de autorizar os comentários antes dele serem publicados, assim você não precisa excluir, é só não publicar. E depois me conta porque você excluiu um lá embaixo, estou morrendo de curiosidade. Beijos!!!