sábado, 13 de dezembro de 2008

Um Grande Espaço na Mídia!!!


Quem leu as postagens abaixo vai se lembrar que comentei sobre o estigma das flores e o estigma dos homens ... As abelhinhas aí ao lado simbolizam a alegria dessa blogueira em sua polinização anti-estigma ... Sabem o porquê?
A próxima novela das oito escrita por Glória Perez fará campanha social pelos portadores de transtorno mental. Mostrará a doença mental pelo viés do sofrimento e da superação. Divulgará as capacidades de pessoas com esquizofrenia e isso, acredito, poderá ser um grande golpe no estigma dos homens.
Tenho acompanhado o trabalho de perto e posso dizer que a expectativa é enorme. O efeito que o processo de laboratório teve na equipe de atores e produção foi maravilhoso.
O encontro com a radical diferença da loucura não é fácil para ninguém ... Ao conviver, ouvir histórias, conversar com os clientes, os atores e membros da produção se conectaram com pessoas que sofrem com doença mental, que lutam para superar a doença e que conseguem mostrar toda sua potencialidade. No processo, pude perceber, em alguns, os rostos que mudavam de expressão - do susto à admiração, os corpos que se transformavam na postura - da rigidez à leveza, os gestos que se modificavam - de contidos a libertos...
Nós não estigmatizamos por maldade. Segundo Freud, o estranho é familiar, há muito conhecido, pois existe nele uma condição de possibilidade ... No nosso caso, o estranho louco é familiar, pois também podemos enlouquecer, não temos nem como prevenir ... É isso que provoca horror... Em geral, as pessoas não sabem lidar com esse horror e o transformam em discriminação... Quando aprendi isso, entendi que para superar o estigma é necessário acolher o horror, aceitá-lo como algo do que há de demasiadamente humano em nós.
Mostrar a pessoa louca pelo que ela tem de gente e não só de loucura possibilita um outro manejo subjetivo do horror, ajudando que ele seja transformado em outra coisa que não discriminação...
Foi assim com alguns da equipe da novela e foi bonito de se ver... O carinho, a ternura, o sentimento de respeito e valorização que foram sendo solidificados ao longo dos dias... Esse é o efeito que desejo que aconteça nos milhões de brasileiros que assistirão à trama. ... Essa é uma oportunidade única. Ouso dizer que nunca em nenhum lugar do mundo uma campanha social pró loucura teve esse espaço na mídia. O Brasil é o quinto maior país do mundo e cerca de 50 milhões de brasileiros assistem à novela dos oito!
A novela estréia em janeiro! Obrigada Sônia por ter convidado Glória para aquele show que a sensibilizou para nossa causa! Obrigada Glória por ter se deixado tocar e por ter nos dado essa chance! E mais obrigada para Giovana, Marcos, Luciano, Marcelo, Letícia, Lara, Sidney, Bruno, Totia, Aninha, Stênio e tantos outros!!


Um comentário:

Anônimo disse...

Nós é que temos que agradecer, Patrícia. Por tudo: pela consultoria, pelo sorriso, pela amizade.

Beijos.