segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Dê Flores ao Estigma

O gineceu é o órgão feminino da flor. Constitui-se de um ou mais carpelos. Os carpelos são folhas modificadas e possuem estigma, estilete e ovário. O estigma é a parte achatada do carpelo, situada na sua extremidade superior e possui um líquido pegajoso que contribui para a fixação do grão de pólen. Quando uma abelha pousa em uma flor em busca de néctar, muitos grãos de pólen colam-se em seu corpo. Ao pousar em outra flor, o inseto leva os grãos de pólen que caem sobre o estigma dessa flor e ficam colados nele. Ali o grão de pólen sofre modificações. Forma o chamado tubo polínico que penetra no estilete e atinge o ovário. O núcleo reprodutivo ou gerador divide-se em dois, dando origem a gametas masculinos. Um dos gametas masculinos vai unir-se à oosfera do óvulo. Dessa união origina-se o zigoto que, juntamente com as outras partes do óvulo, se desenvolve formando a semente.

Portanto, para as flores, estigma faz parte do processo de vida, reprodução e geração de beleza.

Já, para os humanos ... Estigma significa horror, rejeição, discriminação. Segundo Erving Goffman os estigmatizados são indivíduos com deformações físicas, psíquicas ou com qualquer outra característica que os torne aos olhos dos outros diferentes e até inferiores. Esses indivíduos lutam cotidianamente em busca de aceitação, para fortalecer e até construir uma identidade social.

Como pode uma mesma palavra significar algo tão diferente? Um estigma gera flor e o outro gera dor. Quem sabe, algum dia, o significado do estigma das flores possa impregnar de flor e suavizar o estigma dos homens.

Meu blog é uma das minhas abelhas nessa polinização.


4 comentários:

Luciane disse...

Patrícia,
Esse post ficou muito legal!
Bjs
Luciane

Márcia Haydée disse...

Que coisa linda, Pat!
Sinto o meu trabalho como uma abelha também, assim como o seu blog. E procuro agir como abelha na minha vida como um todo.
...
Trabalha duro essa tal de abelha, hein!
:-)
Muita saudade,
Marcinha

Anônimo disse...

Patricia,

Otimos textos, fotos e tudo!!! Muito boa blogger, vc!!! Bj, Marcinho.

Anônimo disse...

Oi, Pat!
Adorei o seu blog. Tudo de muito bom gosto. Você escreve muito bem; é uma leitura deliciosa.
As fotos, sem comentários... Cada uma mais linda que a outra!
Você é uma pessoa linda!!! Orgulho-me de ser sua irmã.
Mil beijocas,
Eu, você sabe, a lindona...